Como escolher o tapete ideal para a sua casa?
O tapete é uma peça essencial na decoração das nossas casas, dá uma sensação de conforto e bem estar e deixam o ambiente mais bonito e aconchegante, para além da sua função de embelezar, protegem ainda o chão de riscos e escondem eventuais defeitos no piso.
O tapete deve ser o último item a ser escolhido, já que os móveis e as peças maiores são as peças chaves para uma decoração perfeita.
Não existe regra geral quando se trata da escolha do seu tapete mas existe 3 pontos que deve tomar em atenção:
Tamanho
O tamanho é uma questão muito pertinente, no caso de estar a pensar comprar um tapete para a sua sala de estar, ele deverá se encontrar no centro da mesma, um tapete deverá formar uma espécie de moldura entre os móveis e outros objetos, aconselhamos a escolher um tapete com um tamanho superior ao do sofá.
Dependendo da zona onde o vai colocar e do espaço disponível, deverá escolher um tapete com as medidas adequadas.
Caso pretenda um tapete para o seu quarto recomendamos um “conjunto” que são constituídos por 2 tapetes de 57 x 110 cm, para colocar nas laterais da sua cama, e um tapete 67 x 130 cm para colocar a frente da mesma.
Normalmente as nossas medidas padrões dos tapete são:
- Conjunto = composto por 2 tapetes na medida 57 x 110 cm + 1 tapete de 67 x 130 cm
- 80×150 cm
- 120×160 cm
- 133×190 cm
- 160×230 cm
- 200×290 cm
- 240×340 cm
Nenhuma das nossa medidas é a pretendida?
Não se preocupe, personalizamos a medida de um tapete à sua escolha na medida que pretende.
Cor e Padrão
Pela sua área extensa, os tapetes ocupam muito espaço visual, por isso é preciso ter muita atenção às cores e aos padrões escolhidos.
Tendencialmente, em espaços pequenos deve optar por cores neutras e claras como: bege, branco e cinza que fazem o trio perfeito, com desenho simples e leve ou totalmente liso. Os coloridos ficam bem para quem possui um sofá neutro no qual o tapete não destoe muito na composição, lembrando sempre que um toque de cor leva vida ao ambiente.
Uma opção é apostar na textura em vez da cor/padrão. Se, porém a decoração o permitir, pode optar por fazer do tapete a peça-chave e escolher uma cor mais forte ou um padrão acentuado como chamada de atenção.
A cor atrai o nosso olhar. Quais são as cores mais comuns para tapetes? Observe alguns dos exemplos:
- Vermelho: é preferível que não seja muito intenso, e sim mais apagado.
- Quentes/terrosos: qualquer um desses tons pode ser uma boa escolha.
- Azul-escuro: é melhor não utilizar tons de azul-claro.
- Bege: tons mais atrevidos, mas com caráter natural.
Material
O material do tapete não é uma questão menos importante.
Por razões de higiene, em especial se habitarem crianças e/ou pessoas com alergias, é especialmente importante optar por tapetes de fibra ou de pelo curto, facilmente aspiráveis e laváveis.
Se tem animais de estimação, são aconselháveis tapetes em materiais resistentes às unhas e arranhões dos animais e também facilmente laváveis.
Adeque sempre o material do tapete ao local da sua utilização: tapetes de algodão são ideais em cozinhas, há tapetes próprios para exterior, resistentes ao sol e à chuva.
É preferível gastar mais dinheiro em um material resistente do que gastar pouco com um tapete que vai se desgastar a curto prazo. Por isso, na hora de escolher o tapete ideal, devemos evitar preços baixos, já que geralmente estão associados a uma qualidade inferior.
A lã, a seda e o algodão são materiais muito comuns nos melhores tapetes do mercado. A textura é incrível e os nossos pés agradecem a sua comodidade.
Invista em qualidade e isso será muito lucrativo.
Os tapetes podem ser feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. Os tapetes de lã são mais duráveis e macios, costumam ser de alta qualidade e consequentemente mais caros. Possuem ainda uma grande variedade de cores pois a lã aceita bem a tinta, largamente utilizada na tapeçaria. Já os tapetes de poliéster são os famosos felpudos e brilhantes, muito utilizados em salas de estar. Para quem possui algum tipo de alergia, o recomendado é optar pelo couro ou fibras sintéticas, que são mais em conta que a primeira opção.
A última dica para deixar o tapete funcional no dia a dia é colocar uma fita adesiva antiderrapante em baixo dele. Isso faz com que ele se fixe no chão, além de mantê-lo na posição correta evitando o seu reposicionamento no dia a dia.
Tapetes de Casa de Banho
(Tapete Scott Plus – Rosa)
(Tapete Woods – Azul)
Tapetes de Decoração – Interior
(Tapete Feshane 9614B – Rosa)
(Tapete Safira 4004 – Line Gold)
(Tapete Mónaco – Ouro)
(Tapete Invista – Rosa)
(Tapete Mónaco – Verde Esmeralda)
(Tapete Diamond – Line Gold)
Últimos Artigos
A nossa casa é feita de pequenos detalhes, cada um com um valor em especial